Classificações Ortopédicas

Allman - Modificada por Neer

Categoria: Ombro

Classificação de Allman modificada por Neer para fraturas da clavícula. É uma classificação anatômica em relação ao ponto de fratura. 

AO - úmero distal

Categoria: Cotovelo

Classificação do grupo Arbeitsgemeinschaft für Osteosynthesefragen (AO). É a classificação mais utilizada para fraturas do úmero distal. 

Classificação AO para fraturas subaxiais

Categoria: Coluna

A classificação AO para fraturas subaxiais é parecida com a classificação para coluna toracolombar. É dividida em 4 tipos, sendo 5 subtipos na tipo A, 4 subtipos na tipo B, não há subtipos na tipo C, e 4 subtipos na tipo F. 

 

Critérios de instabilidade de White-Panjabi - fraturas coluna cervical

Categoria: Coluna

White-Panjabi propôs um sistema para definir instabilidade em fraturas da coluna cervical. Segundo ele, instabilidade é a perda da habilidade da coluna em suportar cargas fisiológicas, mantendo as relações anatômicas e funcionais sem causar irritação ou dano à medula espinhal ou às raízes nervosas. 

Eaton-Littler

Categoria: Mão e Punho

Estadiamento de Eaton-Littler para Rizartrose leva em conta alterações radiográficas.

Escala de comprometimento ASIA

Categoria: Coluna

Escala utilizada para determinar nível de comprometimento após traumas raquimedulares da American Spine Injury Association (ASIA). Realizada após o término do choque medular. 

Hamada - Ruptura maciça do manguito rotador

Categoria: Ombro

A classificação de Hamada para ruptura maciça do manguito rotador divide as características radiográficas das rupturas extensas do manguito rotador em V graus diferentes. Posteriormente Walch subdividiu o grau 4 em dois subtipos. 

Ideberg - fratura da escápula

Categoria: Ombro

A classificação de Ideberg divide as fraturas de escápula em 6 grandes grupos, sendo que o grupo I e o grupo V tem subdivisões. 

Neer

Categoria: Ombro

Classificação de Neer para fratura de úmero proximal

É dividida por número de partes fraturas. 

Walch - artrose glenoumeral

Categoria: Ombro

Essa classificação é baseada em achados de tomografia e tem como principal foco a versão da glenoide e o padrão de desgaste. É especialmente útil na avaliação pré-operatória para planejamento da artroplastia do ombro.